Depois de meses de discussão, Santa Maria terá um Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro). O Consepro é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem a função de auxiliar os órgãos de segurança pública com auxílio financeiro na compra de equipamentos, conserto de viaturas e intermediação da sociedade civil com a esfera pública na busca de mais policiamento ou outras questões da área.
A instalação oficial será nesta terça-feira, com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer. O chefe da pasta também participará de uma reunião-almoço promovida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), às 11h30min, no Hotel Itaimbé. A reunião vai tratar das ações da secretaria no Rio Grande do Sul para a diminuição de indicadores de violência. A venda de ingressos para o evento terminou na segunda-feira.
Escolas de Santa Maria contam com grupo de Whatsapp para denunciar ocorrências à BM
Segundo o presidente do Consepro, Luiz Fernando Pacheco, a diretoria foi constituída depois de pelo menos 10 meses de trabalho para a criação da entidade. A iniciativa foi impulsionada pelas dificuldades de trabalho das forças policiais.
- Sabemos que é dever do Estado propiciar pessoal, equipamentos e o material necessário para a polícia. Nós pagamos impostos elevados e, muitas vezes, não temos retorno em serviços, mas a gente não pode ficar parado. Temos que tentar fazer algo. Não estamos ajudando a polícia, estamos ajudando a comunidade através da polícia - explica.
Mototaxista tem veículo roubado durante corrida em Santiago
O Consepro, segundo Pacheco, também tem poder representativo na reivindicação de destinação de policiais e viaturas. Uma instituição nos moldes do Consepro chegou a existir em Santa Maria na década de 1980, mas foi desativada. Conforme o estatuto, o Consepro pode receber doações em dinheiro de pessoas jurídicas ou físicas, realizar convênios com governo do Estado, prefeitura, órgãos do Poder Judiciário e até mesmo organizações privadas. Os membros devem reunir-se após a instalação para discutir a forma de captação de doações e as demandas prioritárias de segurança em Santa Maria.
Diretoria do Consepro
- Presidente - Luiz Fernando Pacheco
- Vice-presidente - Gilberto Cremonese
- Diretor administrativo - Rodrigo Decimo
- Diretor financeiro - Luiz Carlos Oliveira
- Diretor de comunicação - Andrei Nunes
- Diretor jurídico - Péricles Lamartine da Costa